TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES EM FACE DA SOCIEDADE DE RISCO
THEORY OF THE CONSTITUTION AND DIGNITY OF THE HUMAN PERSON: PERSPECTIVES AND REFLEXTIONS ON THE FACE RISK SOCIETY
Palavras-chave:
direitos fundamentais;, globalização;, segurança jurídica.Resumo
Marcado por incertezas e inseguranças, o século XXI vem sendo classificado doutrinariamente como o campo da sociedade de risco, onde os indivíduos têm arcado com as suas próprias escolhas e ações provenientes de situações históricas anteriores. Como consequência, tais circunstâncias têm refletido no entendimento acerca dos direitos fundamentais e, propriamente, na dignidade da pessoa humana, a qual tem sido aclamada pelos indivíduos de forma banalizada, sem considerar a sua verdadeira efetividade. Diante de tal cenário é que se fixou como objetivo geral da presente pesquisa analisar as reflexões e perspectivas do princípio da dignidade da pessoa humana em face da sociedade de risco, fomentada a partir da globalização e dos avanços tecnológicos massivos. Para tanto, o trabalho em questão parte do seguinte problema de questão: diante da sociedade de risco, existe alguma forma de minimizar os efeitos colaterais gerados pelos próprios seres e que desestabilizam a amplitude da dignidade da pessoa humana? Como método científico, optou-se pela metodologia descritiva, baseada em pesquisas bibliográficas realizadas em doutrinas, artigos e revistas científicas extraídas da base de dados do Scholar Google. Como conclusão, o trabalho aponta a necessidade de se fomentar a segurança social, assim como a diversidade e solidariedade em tempos de tamanha interferência e redução de direitos.
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.
ANDRADE, José Carlos Vieira de. Os direitos fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976. 3. ed. Coimbra: Almedina, 2006.
BARRIQUELLO, Carolina Andrade; PEDRON, Aline Michele; STURZA, Janaína Machado. A dinâmica de conjunção entre controle de riscos e promoção da saúde: o direito humano fundamental à saúde em tempos de sociedade globalizada. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, n. 39, jun. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rfduerj/article/view/42135. Acesso em: 24 ago. 2022.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 ago. 2022.
DUMMER, Gabriel Iaromicz; FREITAS, Priscila de. Programa Brasil acolhedor: o princípio da solidariedade em destaque em tempos de COVID-19. In: ALVES, Érica Veiga; FREITAS, Priscila de; REIS, Jorge Renato dos (Orgs.). Intersecções jurídicas entre o público e o privado: o princípio constitucional nos tempos de pandemia. Curitiba: Íthala, 2020.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
GRISI NETO, Afonso. Dignidade da pessoa humana: justificativa para uma intervenção internacional institucional. São Paulo: Editora Dialética, 2022.
HOLTHE, Leo Van. Direito constitucional. 5. ed. rev. ampl. e atual. Salvador: Juspodivm, 2009.
MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel; SARLET, Ingo Wolfgang. Curso de direito constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Teoria da Constituição. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Initia Via, 2014.
OMMATI, José Emílio Medauar. Teoria da Constituição. 9. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Conhecimento, 2020.
OMMATI, José Emílio Medauar; PEDRON, Flávio Quinaud. Teoria da Constituição. 10. ed. Belo Horizonte: Conhecimento, 2021.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 17. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2016.
RIBEIRO, Ricardo Lodi. A dignidade da pessoa humana na sociedade de risco. Revista Interdisciplinar do Direito – Faculdade de Direito de Valença, v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/31. Acesso em: 23 ago. 2022.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4. ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
SARMENTO, Daniel. Dignidade da pessoa humana: conteúdo, trajetórias e metodologias. Belo Horizonte: Fórum, 2016.
SCHMITT, Carl. Teoría de La Constitución. Madrid, España: Alianza Universidad Textos, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




