DECISÕES ESTRUTURAIS ANALOGAMENTE APLICADAS À GESTÃO JUDICIÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CASO GOIANINHA
STRUCTURAL INJUNCTIONS AFFECTED TO JUDICIAL MANAGEMENT: A REVIEW FROM GOIANINHA’S CASE
Palavras-chave:
Relatório de constatação de problema estrutural;, Plano de enfrentamento;, Fatores determinantes.Resumo
O presente estudo objetiva analisar, por analogia, a utilidade de conceber decisões estruturais como estratégia de gestão de unidades judiciárias. Sabe-se que o processo estrutural é hoje estudado como categoria do direito processual civil, mas nada impede que se conceba, experimentalmente, a sua aplicação visando a conseguir bons resultados na gestão de unidades judiciárias. A Comarca de Goianinha/RN, sob inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tinha mais de 50% de seu acervo total de 10.826 processos paralisados há mais de 100 (cem) dias em Secretaria. Após a idealização e o cumprimento de um plano de enfrentamento proposto, conseguiu-se zerar 5.121 processos paralisados há mais de 100 dias em Secretaria, em pouco mais de 6 (seis) meses. A partir dessa expediência, examina-se quanto a tentativa de implementação de modificações por meio de medidas estruturais gradativas de gestão pode ser útil para a solução de problemas estruturais. Com esse objetivo, apresenta-se o conteúdo do relatório de constatação de problema estrutural inicialmente elaborado, o plano de enfrentamento proposto visando a modificar a situação de fato encontrada e, finalmente, o que foi obtido a partir da experiência efetivada. Por fim, são apontados os fatores determinantes para conseguir esse bom resultado, visando a avaliar a utilidade da estratégia adotada e a fomentar a análise comparativa para ajudar unidades judiciárias semelhantes a conseguirem bons resultados em suas estratégias de enfrentamento de problemas estruturais de gestão.
Referências
ARENHART, Sérgio Cruz. Decisões estruturais no direito processual civil brasileiro. Revista de Processo. São Paulo, 2013.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [1988]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 20 de outubro 2023.
DIDIER JR, Fredie; ZANETI JR, Hermes; OLIVEIRA, Rafael Alexandria de; Notas sobre as decisões estruturantes. In: JOBIM, Marco Félix. ARENHART, Sérgio Cruz (org.). Processos estruturais. Salvador: Juspodium, 2017.
DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Liberdade e Estado constitucional: leitura jurídico-dogmática de uma complexa relação a partir da teoria liberal dos direitos fundamentais. São Paulo: Atlas, 2012.
FISS, Owen. The Supreme Court 1978 term foreword: the forms of justice. Harvard Law Review, v. 93, n. 1, 1979.
FLETCHER. William A. The discretionary constitution: institutional remedies and judicial legitimacy. Yale Law Journal. v. 91, n. 4, mar. 1982.
SABEL, Charles; SIMON, Willian H. Destabilization Rights: how public law litigation succeeds. Harvard Law Review, v. 117, 2004.
SCHLINK, Bernhard. Abwagung im Verfassungsrecht. Berlim: Dunker & Humblot, 1976.
SCHOENBROD, David. The measure of an injuction: a principle to replace balancing the equities and tailoring the remedy. Minnesota Law Revew, p. 633-635, abr. 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




